sexta-feira, 8 de abril de 2011

resumo do livro, um certo capitão Rodrigo

                        Síntese

  
   Chega a Santa Fé, aos 30 anos de idade, Rodrigo Cambará. Um homem que só fala versos bonitos e palavras mexicanas como, como tu estas. Ele faz amizade com Juvenal Terra. O Coronel Ricardo Amaral Neto exige que Rodrigo parta de Santa Fé, mas ele se recusa. No dia de finados, Bibiana filha de Pedro Terra, estava acendendo uma vela no tumulo de sua avó, Ana Terra, quando percebe que um estranho só estava olhando para ela, aí ela correu para perto de seus pais. Esse estranho era o Capitão Rodrigo, que conquistou Bibiana com seus versos. Um dia teve uma festa, ai Rodrigo brigou com Bento Amaral por causa de Bibiana. Rodrigo pegou uma faca e rumou na cara de Bento, e Bento atirou em Rodrigo com arma de fogo. Ele estava entre a vida e a morte e, nessas circunstâncias, solidifica sua amizade com o padre Lara que vai ajudá-lo e tentar convertê-lo ao cristianismo. Rodrigo se safa da morte, tão quanto antes, mas completamente apaixonado por Bibiana, eles se casaram na época do Natal e tiveram três filhos, Anita, Bolívar e Leonor.
   Depois de alguns meses Rodrigo se entediou de tudo, e começou a trair Bibiana e ficou viciado em álcool e jogo. Ele se afastou da família e sua filha Anita morreu, mas mesmo assim Bibiana ainda amava o capitão.
  A chegada dos primeiros alemães em Santa Fé, no ano de 1833, é o grande assunto da cidade. Rodrigo enlouquece por uma jovem alemã, Helga Kunz, e com ela se relaciona, mas para sua surpresa a alemã abandona-o, partindo para São Leopoldo a fim de casar-se com um conterrâneo alemão. Em 1835 estoura a Revolução Farroupilha. Rodrigo, que é amigo de Bento Gonçalves, saiu imediatamente e desaparece de Santa Fé. Em 1836, o Capitão a frente de tropas revolucionárias retorna para enfrentar os Amarais e sua gente, que permaneceram fiéis ao Império. Antes do cerco ao casarão dos inimigos, Rodrigo ama pela última vez, vê sua esposa Bibiana. Depois parte para o combate. Os farroupilhas triunfam, mas no ataque o Capitão Rodrigo encontra a morte
 No dia de Finados, quando Bibiana vai ao cemitério com seus dois filhos, colocou Leonor nos braços, segurou a mão de Bolívar, lançou um último olhar para a sepultura de Rodrigo e achou que afinal de contas tudo estava bem. Podiam dizer o que quisessem, mas a verdade era que o Capitão Cambará tinha voltado para casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário