sexta-feira, 15 de abril de 2011

resumo do livro a arca de Noé

                        Síntese
A arca de Noé
   Abre a portas da arca e vai entrando de par em par os animais. Surge lenta longa a tomba de um elefante. Um macaco que espia e desaparece. Da janela do sótão duas girafas de fora cabeças que botam. Grita uma arara e escuta um miado e um zurro late um cachorro em disputa com um gato. A arca desconjuntada parece que vai ruir de tanto bicho que esta lá. Sai da arca os bichos alguns com raiva outros assustados. Enchem o céu de seus caprichos é doce ouvir na calada a fala dos bichos na terra repovoada. 
São Francisco
   Lá vai São Francisco pelo caminho de pé tão pobrezinho bebendo água num ribeirinho. Lá vai São Francisco de pé no chão dizendo ao vento bom dia e dizendo ao fogo saúde irmão. Lá vai São Francisco pelo caminho contando história aos passarinhos.
Menininha
   Menininha Dodô meu coração eu só quero você a três palmos do chão fingindo de assustada do bicho papão. Vai sofrer uma triste ilusão porque a vida é somente teu bicho papão.
Natal
   De repente o sol raiou o galo cocoricou e cristo nasceu e o papagaio falando feito um doido que em Belém, mas ninguém sabia o que em Belém o que ele ficava gritando, gritando até que os bichos o aplicaram uma enorme surra.
O filho que eu quero ter    
   Uma mulher sonha com o filho que ela quer ter e manda-o dormir que o pai do garotinho já estava vindo. E também manda dormir de tanta dor que o pai dele tem. O garotinho vira homem e agora é ele que sonha com o filho que ele quer ter.
O elefantinho
   O elefantinho pisou no espinho o que ele sente? Ele esta com medo porque encontrou um passarinho.
O girassol
   O girassol é o carrossel das abelhas pretas e vermelhas maribondo não pode ir porque ele é bicho mal, mas vai besouro, borboleta e a cigarra que fica tocando seu realejo. O girassol é o carrossel das abelhas.
O Relógio
   Passa o dia tic-tac passa hora tic-tac dia e noite, noite e dia o relógio só fala tic-tac.
A porta     
   A porta é feita de madeira, mas de madeira morta não há coisa no mundo mais viva que uma porta. Abro bem devagarzinho pra passar o menininho abro com precaução pra passar o capitão. Só não abro pra essas pessoas que diz que a outra é burra feito uma porta, pois eu sou muito inteligente não sou burro não abro a frente da casa abro o fundo abro o mundo, pois não há uma coisa mais inteligente que uma porta.
A casa
   A casa não tinha nada, mas era feita com muito esmero na rua dos bobos número zero.
O ar (o vento)
   O vento não tem cor nem força quando é uma brisa se chama vento quando é cheiro se chama pum.
Os bichinhos e o homem
   Os bichinhos têm varias qualidades alguns são toscos, chatos, tranquilos, careta e etc. e o homem que pensa saber tudo não sabe o jantar que os bichinhos vão ter quando seu dia chegar.
O leão  
    Leão, leão és o rei da criação não tem bicho que foge das tuas garras, o salto do tigre é o mais rápido, mas não tem um que escape do leão. Por isso então que o leão é o rei da criação. La do alto um rugido bem forte é o leão o rei da criação.

O pato
   O pato comeu um jenipapo caiu no poço quebrou a tigela que foi diretamente para a panela.
A cachorrinha
   Tão branquinha a cachorrinha pode haver coisa no mundo mais tontinha, travessinha do que o amor de uma cachorrinha. Quando vem fazer festinha remexendo a traseirinha.
A galinha – D’ angola   
   Coitada da galinha – D’ angola não esta bem das bolas só sabe reclar:
To fraca, to fraca.
O peru
   Glu, glu abram alas pro peru. O peru foi para a festa pensando que era pavão por isso morreu de congestão.
O gato
   O gato com o lindo salto seguro pula ate o muro vai corre de mansinho atrás de um pobre passarinho. Quando tudo se fatiga toma seu banho de língua pela barriga.
As borboletas  
   Brancas, azuis, amarelas e pretas brinca as borboletas. Borboletas brancas alegres e francas. Azuis gostam de muita luz. Amarelinhas são tão bonitinhas. Preta então oh escuridão.
O maribondo
   Maribondo não me fura se não eu piso na sua cabeça. Maribondo furibundo vai mordendo meio mundo cuidado com o maribondo que esse bicho morde fundo.
As abelhas   
   Num zune as abelhinhas vão brincar no jardim com a cravina valsar e o jasmim. Venham ver como dão mel as abelhinhas do céu.
A foca
   Se você quer ver a foca feliz ponha uma bola em seu nariz, quer ver a foca fazer uma birra é só espeta – La na barriga.
O mosquito
   O mosquito ele toca fino seu violino. Para ver um mosquito na serraria, você já parece uma serraria.
A pulga
   Um, dois, três a pulga ta na barriginha do freguês. Um, dois, três com mais uma mordidinha coitado do freguês. A pulga morde fica de barriginha cheia e vai embora.
A corujinha
   Corujinha tem medo do escuro só voa a noite. Toda noite a carinha da corujinha aparece na TV.   
O pintinho
   O amigo do pintinho aconselhava ele para ele voltar para o ovo a raposa com água na boca querendo comer o pintinho por isso ele falava “Pintinho amigo volta pro ovo e se ligeiro você escapar um granjeiro ira te adotar”.
O porquinho
   O porquinho é quem da à mortadela, salame e o presunto pra gente por isso o porquinho em faz crescer o nosso corpinho. 
O pinguim
   Bom dia pinguim eu queria bem de levinho puxar o rabinho da sua casaca.
A formiga
   Tudo que é pequeno para os humanos é uma enorme coisa para as formigas uma gota de água é um lago, uma gota de chuva um mar que um pauzinho pequenininho é o navio a navegar.


O peixe – espada
   Os peixes espadas quando se bicam parece que estão brigando pelo contrario formam uma coisa linda tipo um duelo, mas brigar só com o peixe martelo ou o tubarão.
A morte de meu carneirinho
   As nuvens parecem ser as almas de milhões de carneirinhos os nossos amiginhos.
A morte do Pintainho
   O pato matou o Pintainho com seu pé chato todos ajudaram no enterro do Pintainho alguns cavaram o buraco, outros tocaram o sino, outros acenderam as velas em fim. Quando o sino tocou pela morte do Pintainho do alto os passarinhos começaram a chorar.



   
 
 
  

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário